24 de maio de 2007

Passatempo BLITZ (by Marco Lopes)

Antes de mais, uma nota: é um facto que quando acabei de apontar as tais "10 musicas", já tinha à volta de 22... Até me dá um aperto no coração por só poder escolher estas... paciência.

A minha selecção fica marcada pelo rock, com grande protagonismo para as guitarras, e as diferentes sonoridades produzidas. Para trás deixei bandas como Manfred Mann's Earth Band e Triumvirat (arranjei um album novo esta semana- fantástico) mas como não consegui definir quais as músicas ( todas tão boas, que nem sei...) a enquadrar aqui, optei pela lista abaixo.

Stevie Wonder - Superstition
O génio da Soul.

Cat Stevens - Father and Son
Tchiiiih....

Otis Redding - Dock of the Bay
Para desfrutar enquanto não se faz mais nada... uma vez, outra...outra...e outra. E mais. A versão dos Pearl Jam também é muito boa, mas nada como a original.

Pink Floyd - Shine on You Crazy Diamond
Se pudesse, teria escolhido um top 20. Com 7 ou 8 musicas só de Pink Floyd. Não posso, fico-me pela música que mais me marcou.

Dire Straits - Sultans of Swing
Como é possivel existir um guitarrista como Mark Knopfler? Incrivel a irreverência da guitarra..

Seal - Kiss From a Rose (unplugged)
Ouvi pela primeira vez esta música às 3 da manhã numa noitada na 2 sobre o mtv unplugged. Despertei imediatamente ao 2º acorde, e sentei-me bruscamente na cama, boquiaberto... fenomenal..

Led Zeppelin - Stairway to Heaven
A combinação harmoniosa de diferentes andamentos... a progressão das frases musicais..
A Música.

Gary Moore - Parisienne Walkways
A dimensão de um guitarrista mede-se pela alma que impõe em cada solo, em cada música... e aí, poucos chegam ao nível de Gary Moore...

Carlos Paredes - Verdes Anos
Perfeição.

Jethro Tull - Hunting Girl
A sonoridade estrondosa da flauta de Ian Anderson dá uma dimensão outsider do tipo de música a que estamos habituados.. o homem que decidiu aprender a tocar flauta, porque entendeu não poder ser o melhor guitarrista ou pianista do mundo... optou pela flauta...sorte a nossa. Esta foi a primeira de muitas que me marcaram, a par de The Whistler.

36 comentários:

Unknown disse...

O que me chateia é que achem que o Jethro Tull é só um membro da banda. lol

MarcoAJLopes disse...

COMENTEM PESSOAL:não se esqueçam que as musicas mais referidas ganham lugar cativo no blog. METAM MÚSICAS QUE GOSTEM NOS COMENTÁRIOS, SENÃO TOU CONDENADO A PASSAR A OUVIR NO BLOG GOO GOO DOLLS OU JAMIE CULLUM! NÃO PERMITAM!!! AJUDEM-ME!!

Sandra_B. disse...

kek tens contra o jamie cullum, hein marco??penxei k eras um tipo d bons gostos!loolll. ;)

MarcoAJLopes disse...

Lololol!!! Eu gosto de Jamie Cullum e de Goo Goo Dolls, atenção!! Nada contra, só gostava era que o ppl metesse mais opiniões...no entanto não sou como vocês e tou ainda longe de ser fã incondicional.. vocês gostam das mesmas musicas! tou em inferioridade!lolol

Anónimo disse...

Eu nao gosto de jamie cullum...e por favor nem me venham falar se tenho ou nao bom gosto...num top de 10musicas de sempre algo tao comercial e vazio de musicalidade pura nem sequer devia ser posto em causa..musicas intemporais como Stairway to heaven sentemSe envergonhadas por partilhar uma pagina com musicas
'pastilha eslastica'como as de jamiecullum...

MarcoAJLopes disse...

Sou forçado a concordar com o rodrigo.. não sou tão extremista, mas julgo que não são músicas de top10...elo menos pra mim, como já disse... mas como isto trata-se da opinião de cada um... nada a dizer.

Unknown disse...

Acho graça quando qualificam a música de Jamie Cullum de comercial. Até porque, o que mais se vê por ai nos tops é música jazz intrepretada ao jeito de pop ou rock, ou o inverso. Realmente é algo que vende imenso, e que é feito só por essa razão, vender. Porque é facil conjugar diferentes estilos de música de diferentes épocas musicais de forma espontânea, com ritmo e alma. Por favor!!! Abram os olhos, ou os ouvidos. Que não se goste, muito bem, mas não se debite diarreias mentais dessas. Não conheço artista com tanta musicalidade como ele, desde Sinatra que não se ouve voz igual, (talvez Bublé) e consegue tornar músicas banais em temas excitantes (ex: "Frontin", "Everlasting Love"). Gostos são gostos, e eu até acho "Starway to heaven" um excelente soporífero, mas o preconceito é uma coisa fodida. Os grandes artistas acabam por fazer coisas que não gostam, por pressão de editoras, etc... Vejam há quanto tempo U2 não fazem algo de jeito, e mesmo sendo comerciais, como Coldplay, The Killers, até Pink Floys, etc..., fazem/fizeram grande música.

Unknown disse...

*Floyd

Anónimo disse...

looool..giro,giro..eu apenas pedi para nao contestarem a minha opiniao mas afinal teve que vir um apaixonado por uma adaptaçao(tao bom que ee Jamie é que a obra mais aclamada nem é um original..)armado ao pingarelho darMe uma razao das mais confusas e inoportunas que me lembro..e ainda vem com tretas de preconceito..de tao pouco preconceituoso que fui que abri logo o jogo sobre a minha opiniao(k digaSe é corroborada por mta gente k eu tenho em mto melhor conta no k toka a cultura musical k eu e principalmenteagora,k o senhor k m respondeu..)..mas ok..se calhar o stairway to heaven foi fruto duma pressao editorial..ou entao os U2 tao ao nível dos Led Zeppelin..argumentos dignos dum bom senso extraordinario digaSe..e bem..neste momento retiroMe para na minha humildade ir rezar a esse
Deus da musica k da pelo nome de Jamie Cullum e esperar pela divina graça Dele para compreender a qualidade da sua musica e os argumentos usados pelo meu detractor..k nas palavras de alguem nunca se sabe se seriam uma diarreia mental...

Anónimo disse...

esse*

Sandra_B. disse...

Rodrigo, uma coisa é n gostares...mas n podes afirmar k jamie cullum n tem qualidade...ele "faz musica" de uma maneira diferente, ousada, talvez por esse motivo gere tanta controversia de opinioes...compreende-se perfeitamente que haja kem n goste, cm em tudo...mas musicalidade é algo k n podes acusa-lo de n ter!na minha humilde opiniao, ele é um senhor, um genio da musica!cd um com a sua...;)

Anónimo disse...

repugna-me jamie cullum e michael bublé e essas tretas do genero, pq nao me venham falar dum gajo que aparece em anuncios de TV e no metro é um gajo NÃO COMERCIAL, eu sei que jamie cullum nao aparece mas por amor de deus, é so mais um, nao vale uma poia. E sinceramente nao me venham com coisas pq daqui quem ouve musica mais MENOS COMERCIAL afirmo com clareza que sou eu

Sandra_B. disse...

oh "quem sera", eu sei mt bem kem es...e tu n podes opinar, pk tu nc ouviste michael buble, nem jamie cullum..na vida, pah!!e o k tu gostas n é musica...LOL.e ser comercial n implica necessariamente n ser bom...na minha opiniao...e tu n falas "ó kem será!"LOL

Anónimo disse...

jamie cullum ouvi 2 segundos e sinceramente BASTOU! michael buble ouvi no metro e chega! LOL simplesmente NOJENTOO :D claro que sabes quem é... para dizer que ja ouvi no metro e nutrir um odio tao grande pelo cullum só pode ser uma pessoa

Sandra_B. disse...

et vá...o sr. k axa k é anónimo...dá a tua opinião musical,pode ser k aparexa no blog!!:D n se fala do k n se conhece...ok?mas realmente a cena do metro andava a tornar-se repetitiva..LOL.

Anónimo disse...

enfim...

Anónimo disse...

Plain White T's - Hey There Delilah

The Academy Is - The Phrase That Pays

Bran Van 3000 - Drinking in LA

As I Lay Dying - Forever

Nada Surf - Popular

Blink 182 - Adam's Song

The Used - I caught fire

Fischerspooner - Kick in the teeth

Phantom Planet - California

Taking Back Sunday - You're So Last Summer

tambem oiço uma ou outra musica comercial ;) mas pouco nao faz mal a nng

Anónimo disse...

oh anónimo acalma a passarinha que o anonimo aqui sou eu! enfim para ti tb

Anónimo disse...

bem,esta é ultima resposta k darei sobre este tema pois nem seker merece o meu tempo..e Sandra primeiro k tudo nao disse k Cullum era possuidor ou nao qualidade..o meu problema é comparaçoes disparatadas com autenticos criadores e revoucionarios do mundo musical tal como o conhecemos como Sintra,Zeppelin ou Floyd..isto quando essa para ti tao aprazivel musicalidade do Jamie é algo tao comum e 'sem-sal'..de controverso(looool) para mim n tem nada pois simplesmente é insignificante..é uma mistura de estilos claramente direccionada para agradar a gregos e troianos sem qualquer segredo,logo claramente comercial na minha opiniao..se tal nao é a opiniao de alguem eu n tenho problema nenhum..simplesmente esses vossos actos de facciosismo exacerbado sobre as vossas opinioes nao auguram futuro promissor ao blog..Ate sempre..Fiquem bem..

Anónimo disse...

sinatra* obviamente..Sintra levaria a confusoes com outro grande monstro do mundo da musica..mas este(esta)ultimo em sentido literal...

Anónimo disse...

escreves muito bem mas nao me encantas

Anónimo disse...

desta vez enganei-me a por o anónimo é o sr.anonimo

Sandra_B. disse...

lol.sr anonimo ao - identifica-t k o rapaz inda penxa k somos nos(do blog)!lol.///rodrigo eu n mostrei nenhum facciosismo exacerbado, cm dizes (exagerada/)...mostrei a minha opinia e respeito a tua...tas a levar isto mt axerio!!LOL.

Anónimo disse...

olá eu sou o joão, tenho 19 anos, sou de lisboa e tenho problemas com a musica

Anónimo disse...

sintoMe profundamente desapontado por n t encantar..sinto k nao mais vou cumprir o objectivo pelo qual vim á Terra...comenta o tema e deixaTe de paneleirices'' senhor anonimo''...

Anónimo disse...

tu escreves muita bem mas não deves saber ler! não viste já que comentei e até deixei uma lista?

Anónimo disse...

estão-me a pedir para eu não me esticar mais com conversas contigos, sabes como é... a minha mãe não me deixa falar com desconhecidos, por isso evitas de vir com chupa-chupas ou bonbons que nem assim lá vais! assim me retiro desta conversa da merda :D

MarcoAJLopes disse...

Tou farto do Jamie Cullum!!! Dass!! Porra!! Vêem Jamie Cullum no meu post?? Não! Então comentem a minha selecção e deixem outros exemplos do vosso gosto musical!! Nota + para o sr. anónimo!!

->Uma ressalva: Gosto de The Scorpions and the Berlin Philharmonic: Hurricane 2000... Divinal, não tinha espaço para a acrescentar....

->ppl: identifiquem-se nos comentários: sejamos sérios. Vou ser obrigado a eliminar os comentários daqui por diante...

->Isto parece um chat...lol
fiquem bem...

MarcoAJLopes disse...

->*elimino os comentários anonimos, claro!!

Anónimo disse...

é tudo gente conhecida lol

Sandra_B. disse...

pronto...o marco ja nos calou!!ai rodrigo rodrigo!!s es tu...ja ta td mlhr...n podia haver 2s rodrigos axim na terra!!lol

Unknown disse...

Parece que tenho de me explicar de forma mais simples. Mas é importante referir que esta mini discussão resulta da possibilidade de haver comentários no blog, coisa que, como administrador podia retirar ou censurar.
Musica comercial propriamente dita = produção de àlbuns dentro do estilo de música que 'está na moda', que vende, boa ou má, o importante é 'entrar no ouvido' ser 'catchy'. Jamie Cullum nem sequer se enquadra num estilo música, aquilo que ele faz, mais ninguem faz, portanto, só com capacidades não-terrenas de advinhação poderia saber que teria sucesso no mercado.
Depois, um artista é muito mais do que aquilo que edita. Por isso falei em U2, os ùltimos àlbuns não refletem em nada a qualidade que possuem. Lembro de num programa de televisão, pedirem a Rui Veloso para tocar uma música do último àlbum, ao que respondeu: «Não sei tocar nada disso», e optou por reproduzir "Paixão", canção com uma certa idade. Jamie Cullum, especialmente, por viver do improviso e da inspiração, é muito mais do que este último album que gravou. Foi dito aqui, que o que ele faz é totalmente desprovido de qualquer musicalidade, tendo em conta que estamos a falar de música, não compreendo como isso não é opinar sobre qualidade musical. Eu não opino sobre algo que desconheço, parece que sou algo incomum nesse aspecto.
Confundir gosto com avaliações de qualidade, numa àrea subjectiva como a arte (onde enquadro a música), é sintoma de,..., como é que se diz,..., hum..., ignorância, não, não é bem isso, se bem que um pouco, é..., AH!!!, ja sei, facc..., fakl, ai porra, facciosiosmo. Uff. É engraçado como quem se afirma tanto fora do comercial, seja exactamente quem quer quantificar a música, arrumá-la em armários velhos dos avós, em estantes consoante a categoria ou estilo, por entre teias de aranha e lápides de antigos mitos.
Graças a Deus, que Jamie Cullum não é rotulável de qualquer estilo existente, e portanto, não tem lugar nesse "santuàrio" da música.

MarcoAJLopes disse...

Pronto, não vale a pena...isto há-de ser o mote neste meu post: pro-jamie cullums vs contra-jamie cullums... não vale a pena... porque é que falei nisso no início?
Uns gostam, outros não, logo associar qualidade é fácil através da preferência: para quem gosta tem qualidade, pra o resto não. Errado-elementos falaciosos.
Exemplo: Não sou apreciador de Heavy Metal em geral, por exemplo, e é um dos generos de música com mais qualidade em termos de composição (aqui deixem passar esta opinião de entendido, e aceitem-na como válida, por favor).
Eu próprio cometo esses erros por vezes, quando troco impressões sobre música com alguém com gostos semelhantes (tipo o rodrigo, por exemplo, lol), e as nossas conversas convergem para trocas de opiniões sobre a qualidade musical deste ou daquele.

Anónimo disse...

boa escolha...
jamie cullum, realmente é mau, tenho que admitir...
humm..concordo que no meio de tanta musica genial, à excessao de "red rabbites", não ta na tua lista, felizmente, mas não m pode escapar,porque ouvir gotas de agua a imitarem um xilofone, bem mau!, fora este aparte, boas escolhas, realmente stevie wonder ñ é preciso dizer mais nada do k "o rei da soul"
..pah ñ vou comentar musica a musica..
Já está!!

Anónimo disse...

sultans of swings (alchemy live).... 10 minutos de perfeiçao!

MarcoAJLopes disse...

Sem dúvida dany, sem dúvida...lol