23 de maio de 2007

Citizen Kane - O Marco?


Para quem não conhece, é um dos marcos da história do cinema. Um filme de 1941, do Orson Welles, protagonizado por actores, filmado por pessoas com câmaras na mão, produzido por produtores etc, etc…

Quando se faz a pergunta: “qual o melhor filme de sempre?” aos maiores realizadores da actualidade, a resposta é imediata: Citizen Kane…

Isto fez-me ver o filme. Pronto, deu-me uma pancada e pensei: ah e tal, vou ver o melhor filme de sempre. E tentando acrescentar algo à minha já vasta cultura, carrego no play...

O filme narra basicamente a tarefa de um repórter em encontrar material para uma reportagem póstuma sobre a vida de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa, cuja sua última palavra ao morrer foi “Rosebud”, facto que deixa meio mundo intrigado.

Sinceramente, não me lembro quanto tempo durou o filme… lembro-me de no filme ir ver o “cronómetro” que aparece no ecrã e pensar, completamente entorpecido: o quê?? Só passou X tempo? Parecia-me que já tinha passado, vá lá, 4 ou 5*X…

Epah, eu não sou critico de cinema (se fosse, acho que ninguém me contratava por mais de uma semana) mas que melancolia…

Eu percebo que o filme, a nível de produção, realização, etc., seja extremamente bom, e um passo importante nos planos de imagem e fotografia “naquela época”. Daí a escolha dos realizadores… nunca a minha. Nunca a de ninguém não ligada à realização…Simplesmente porque não existe argumento suficientemente sólido para prender o espectador, o que provoca todo um processo do já referido entorpecimento geral progressivo dos músculos do corpo… nunca mais me meto numa destas…

Considerem-se avisados.

Estragando a média do IMDb, pra mim leva (já a abusar, mas pra Hollywood não me cair em cima...)
* * * * * * * * * *

IMDb

Sem comentários: