30 de maio de 2007

Passatempo BLITZ


"Canção Verdes Anos" - Carlos Paredes

É com pena que reparo na sua ausência das serenatas dos últimos anos. Um hino à juventude, à vida académica e a Coimbra. Devia constar do anúncio da Adidas: “Impossible is Nothing”, a perfeição é possível.


"Superman" - Five for Fighting

O melhor que se pode extrair das séries juvenis de qualidade é a boa música. Lembro-me que «Riscos», deu-me a conhecer, entre outras, "Say Want You Want" dos Texas, «The O. C.» enriqueceu a minha colecção de pop-rock norte-americano, mas o grande fruto colhi-o do 2º episódio da 4ª série de Dawson's Creek.


"Iris" - Goo Goo Dools

Não me lembro de uma música que inquiete tanto e tanta gente como esta. Um instante que não esquecemos da nossa juventude foi o momento em que a ouvimos pela primeira vez. Irrepetível.


"High and Dry" - Jamie Cullum, original de Radiohead

O cume de uma grande banda (Radiohead), foi o acampamento base de Cullum, para um ‘cover’ magnífico.



"Tudo o que eu te dou" - Pedro Abrunhosa

Nunca a língua portuguesa soou tão bem como nesta obra belíssima de Pedro Abrunhosa. Um verdadeiro alquimista da composição.


"Nature Boy" - Miles Davis, original de Nat King Cole

Foi-me díficil escolher a versão para este tema, há tantas e algumas tão boas,pois foram elas que elevaram “Nature Boy” ao Olímpo da música moderna. Muitos reconhecem esta música pela sua presença transversal no filme “Moulin Rouge”, interpretada por David Bowie e Massive Attack. Eu prefiro esta do inqualificável Miles Davis.


"By Your Side" - Sade

Tenho saudades de Sade, é pena que não faça música há tantos anos. Porém, dá-nos tempo para continuar a ouvir sons destes.


"With or without You" - U2

Incontornáveis no panorama músical do último quarto de século, obrigam-me a escolher um tema seu. Tinha de provir do melhor albúm dos anos 80 “The Joshua Tree” (1987).


"Wonderwall" - Oasis

Também não me esqueço da primeira vez que ouvi a ‘masterpiece’ dos irmãos Gallagher. Estava sozinho no carro, enquanto a minha mãe tinha ido ao supermercado, e apaixonei-me imediatamente pela música. Não descancei enquanto não a saquei para a ouvir noite fora, com o modo ‘repeat’ activado.


"Air" - Johann Sebastian Bach

O detective Sommerset perscruta entre a “Divina Comédia” de Dante e o “Paraíso Perdido” de Milton, a ideologia por trás do plano do serial-killer John Doe, ouve-se algo no fundo, cresce, torna-se ensurdecedor, sente-se o diafragma a contrair com cada subida dos violinos, as veias fundem-se com as cordas, o coração é uma marioneta dos contra-baixos, tudo em nós é a “Air”. Querem experimentar? Oiçam. Muito alto!



1 comentário:

MarcoAJLopes disse...

Realmente bach é fantastico.. uma grande escolha nessa cena do se7en..