8 de junho de 2007

The Pursuit of Happyness


"Nunca deixes alguém dizer que não podes fazer alguma coisa!"

Já sei o que vão dizer: "Bah, tem o Will Smith, deve ser um daqueles filmes de sábado à tarde!". Até pode ser, mas então é uma daquelas tardes de tempo esquisito, céu nublado, depois um sol que cega, aguaceiros também, depois mais sol, ..., daqueles dias que nos fazem duvidar se a terra gira ao contrário e num dia se sentem as quatro estações. Tal como um dia nos pode oferecer vários estados climáticos, este filme expôe-nos a uma torrente de emoções.
Bem sei que está cheio de clichês, como a citação que escolhi, um "self-made man", a fazer pela vida, quando tudo rema para o caminho contrário, à procura da felicidade num sítio onde não sabem que "happyness" se escreve com um 'i' no lugar de 'y'. Mas na verdade, este filme é feliz na concretização do objectivo a que se propôe: comover o espectador. E fá-lo partindo de um 'plot' muito esquisito, um negociante que gasta todas as suas poupanças numa parafernália de scanners de densidade óssea, a augurar um negócio das Arábias.
Gosto de filmes que mexam comigo, que me façam viver o personagem, por isso gostei muito de "The Pursuit of Happyness". Não é nenhuma obra prima, mas a realização soube aproveitar os momentos dramáticos do filme, jogando com cores quentes e planos bem 'moldurados'. Na banda sonora, 2 minutos de "Higher Ground" de Stevie Wonder 'enchem' o filme.
8 estrelas, vejam e digam-me se é um abuso.


"The Pursuit of Happyness"
(Em busca da felicidade)
2006

Realizado por:
Gabliele Muccino

Escrito por:
Steve Conrad

Elenco:
Will Smith
Jaden Smith
Thandie Newton

IMDb

1 comentário:

Sandra_B. disse...

J VI =) uma verdadeira licao de vida..."nunca deixes que os outros te digam que n es capaz de fazer algo" ADOREI!! :D