23 de junho de 2007

MIKA: Discípulo de Supertramp?


Facto: Tem sucesso.
Mika é uma das novas revelações do panorama pop internacional.
Eu que sou claramente um crente (pff…) em toda a música pop actual, com as aguileras, as madonnas, etc., resolvi recorrer a uma introspecção.

No imediato,quer dizer, na fase de pré-audição (portanto, antes de ouvir a fundo), não gostei (lol). Tenho já intrínseco que música comercial não me chama à atenção.

–>Conceito pessoal de música comercial: música pouco trabalhada com meia dúzia de acordes harmónicos maiores e/ou menores que produzem uma sonoridade que fica no ouvido.<-

Segunda impressão: mas que voz tão parva! Mas há alguma necessidade disto? Estou eu para aqui a furar os tímpanos com isto. Sinceramente pensei: não gosto da musica do MIKA.
Nova introspecção: mentira, não estou a gostar é da forma de utilização da voz.

Conversa puxa conversa, consigo já assemelhar algumas músicas dele em certos aspectos a Supertramp. A conciliação do electrónico será certamente o futuro da boa música. Esperemos para ver.

Conclusão: Musica interessante, traços de Supertramp claros mas não muito concisos, vocal bastante exagerado. Vamos seguir a evolução do jovem nos próximos trabalhos. Como se diz no futebol, este felizmente ainda tem margem de progressão. Que não se torne um Carlos Martins…

MIKA






SUPERTRAMP


MIKA: Discípulo de Supertramp? Não. Parecido, mais actual, mas não tão genial. No geral é bastante irritante, mas tem meia duzia de bons apontamentos em certos temas.

2 comentários:

MarcoAJLopes disse...

Ah, claro, para mim MIKA não se enquadra totalmente nos meus padrões de música comercial, porque já requer um aperfeiçoamento do detalhe das diferentes sonoridades. Restava-me dizer isso. Eu tenho a mania de associar facilmente música comercial a música com conotação negativa.Peço desculpa. Tenho quase sempre razão, mas peço desculpa.lol. Fiquem bem.

MarcoAJLopes disse...

Ultimamente até associo mais o Mika ao Freddie Mercury, e esta comparação é mais obvia porque ambos têm uma grande voz.

A comparação em relação aos Supertramp surgiu numa altura em que andava a prestar atenção apenas a sonoridades instrumentais.