26 de março de 2008

Gary Lucas meets Dead Combo


O Coimbra em Blues é um festival anual (esta foi a 6ª edição, salvo erro) que ocorre no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra. Este ano decorreu entre os dias 13 e 15 de Março.

É uma iniciativa que recolhe junto de mim uma aceitação fantástica. Para já, tudo o que for uma boa propaganda musical é bom, e aliado ao facto da escolha de Blues, para mim, como “adepto”, é perfeito.

Tive a felicidade de arranjar bilhete para a abertura do certame, que juntou os Dead Combo e o enorme Gary Lucas.

Para quem não conhece, de dizer que este senhor já tocou com Captain Beefheart, Nick Cave, John Cale, o Iggy Pop ou Eric Mingus, por exemplo

Toda a gente que me conhece sabe que eu sou muito fundamentalista quando estamos a falar de música, por isso, das duas uma: ou adorava, ou detestava. Adorei.


Do Gary Lucas, já se esperava: um blues muito profundo, mas com uma performance espectacular com um alto requisito de técnica. Uma destreza na(s) sua(s) Fender, como poucos, com a surpreendente utilização dos riffs carregados de harmónicos. Espectacular assistir enquanto ouvíamos uma voz carregada de soul, quer a cantar quer a falar com o publico, bastante calma e relaxante... Já disse Genial?

O concerto de hora e meia (pouco, muito pouco…sniff) foi preparado com algumas musicas do Lucas com os Dead Combo, que são compostos, nada mais nada menos que pelo guitarrista "Tó Trips" e pelo Contrabaixista Pedro Gonçalves, um autentico génio. Este trio encheu o palco, e todo o Teatro Académico Gil Vicente quase vinha abaixo com uma versão arrojada de "Grace", do Jeff Buckley. Como director artístico do Festival, de referir, Paulo Furtado, conhecido guitarrista dos WrayGunn e conhecido também pelo seu projecto Legendary TigerMan.

O Concerto foi tão espectacular que sinceramente aquando de um feedback, pensei que este teria sido propositado, tal a alma que o trio depositava na musica. Alma essa devolvida por um publico interessado.

A quem perdeu, agradeço, pois se calhar foi à vossa custa e ao vosso desconhecimento de boa musica que eu e mais setecentas pessoas sortudas assistimos a um memorável concerto. Parabéns à organização.

1 comentário:

Anónimo disse...

..realmente, genial, e este é um "genial" vindo de um tipo que foi para este memoravel concerto, com uma unica misica no ouvido, a unica que tive tempo de ouvir!
..para quem ja conhecia, de certo que foi bom recordar, para quem nao conhecia.. nao vai faltar na proxima vez que o Gary passar por ca!