21 de novembro de 2007

Curtas - séries (#1)

Entourage (8/10)
Esta série da HBO - mãe de Sopranos e Six Feet Under - acompanha a história de Vincent Chase, um jovem actor de Hollywood a subir na carreira, que vive com o irmão e dois amigos de infância.
Se as representações dos quatro amigos são bastante boas, a de Jeremy Piven - que representa Ari, o agente de Vincent - é fabulosa, e já lhe valeu dois Emmys (2006 e 2007) e nomeações para os Gloden Globes de 2006, 2007 e Emmys de 2005.
O aparecimento de algumas celebridades durante a série confere-lhe um reforço de credibilidade. O objectivo parece ser, desde o início, criar uma série leve, e por isso a redução dos 40 minutos por episódio característicos deste tipo de série torna-se a terceira grande arma para o sucesso da série.
Entourage já conta quatro seasons, estão previstas mais duas.


Will & Grace (7.5/10)
Pegando na já frequente fórmula de 4 amigos, criou-se aqui uma excelente comédia. Grace tem em Will o melhor amigo e um ex (e gay) namorado. Jack é amigo de Will. Karen, empregada de Grace, é viciada em alcool e comprimidos.
Tal como em Entourage, a melhor representação parte de actores secundários. Megan Mullally (Karen) representa na perfeição a mulher mais bêbada e superficial de que me lembro, enquanto Sean Hayes (Jack) consegue com igual distinção o seu papel.
Uma série que se vê bastante bem, e que, a meu ver, peca apenas pela pouca (ou nenhuma) evolução das quatro personagens (estou neste momento a acabar a season quatro).
As oito temporadas (1998/2006) arrecadaram 16 Emmys (de 83 nomeações). Entre 2001 e 2005 foi considerada a segunda melhor sitcom que, com Friends (no primeiro lugar), ocupou as noites de quinta-feira da NBC.

Doctor Who (3/10)

Esta vai ser rápida, porque desisti no primeiro episódio. A série original, com o mesmo nome, foi transmitida de 1963 a 1989, voltando para mais três anos, entre 93 e 96. É portanto uma série de culto, produzida pela BBC. Em 2005 a BBC começou a passar este remake, que tem coleccionado excelentes notas por parte da crítica.
Eu não gostei da história do episódio piloto, achei a representação fraca por parte dos actores principais, e portanto fico indeciso quanto à origem da onda de entusiasmo levantada por esta série. Mais tarde terá outra tentativa da minha parte, para ver se tem mesmo qualidade, ou se tudo não passa de saudades da original e velhinha série.


Black Books (8.5/10)
Das séries que descobri recentemente, esta é a melhor. Bernard Black, dono de uma livraria, apresenta um amor ao álcool e ao tabaco que só se pode comparar com a sua antipatia, particularmente visivel quando algum cliente tenta comprar um livro. A performance de Dylan Moran, que já colecciona algumas participações em Hollywood, é deliciosa. Esta série só tem um contra, a sua curta duração (18 episódios divididos por 3 seasons).

1 comentário:

MarcoAJLopes disse...

Epah o entourage foi pra mim das maiores banhadas dos ultimos tempos. Incrível. Vejo, por exemplo, no imdb, comentarios à serie como se estivessem a descrever sopranos,band of brothers ou house: grande argumento, guiões mt bem escritos e interpretados, etc.

Eu sinceramente considero os gajos principais mt maus actores. Aquilo até pega porque o papel deles é de tonhós- assenta razoavelmente bem. Consegui ver metade da primeira serie a mt custo.

Argumento: 3 gajos andam na boa vida à custa de um quarto que alcançou já algum sucesso na sua curta carreira de actor. Não fazem nenhum e andam sempre na borga.
Epah, argumento brilhante, sem duvida...

Acredito, como é obvio que uma série leviana como esta tenha um enorme sucesso nos estados unidos, mas daí a ser boa...isto digo eu.