10 de setembro de 2007

Patriotismo


Muita gente estranha a minha aversão a Scolari, e me critica por não venerar a selecção nacional de futebol como a maioria do povão faz.
Para além do autoritarismo e do culto da ignorância e submissão cega, eis porque acho o Felipão um charlatão:
Ora procurem este sentimento quando o hino nacional tocar na quarta-feira.



Ignorem os primeiros 20 segundos.

21 comentários:

Anónimo disse...

Marco, ignora o francês!

Anónimo disse...

treta...desde k apareçam resultados isso é k interessa...curriculo e festejos n olham para sentimentos como patriotismo...

MarcoAJLopes disse...

mas que krl!!!! dasss
lol. eu nem corri o video porque vi na televisão e sei do kek tás a falar... mas o sentimento é distinto e temos um argentino no plantel de rugby que deve saber tanto o hino como o scolari ou menos até...o que interessa é que de facto estejamos nas competições e possamos garantir alguma gloria..s o scolari n compreende o espirito português, nem pode nunca entender, que se lixe...o nosso dever é sermos nós, adeptos e portugueses,acima de todos, a garantir esse patriotismo...digo eu.

JLC disse...

O que me preocupa a mim não é a maneira como a selecção de futebol canta o hino, é a maneira como jogam futebol. Aí sim, estamos bem fraquinhos.

Para quê falar de patriotismo quando temos jogadores "com sotaque"?

Anónimo disse...

Resultados:
2º lugar num Europeu, com 2!!! derrotas contra a selecção grega, no ano em que uma equipa com 7 portugueses, +1 seleccionável na equipa titular, ganhou a Liga dos Campeões, competição com mais prestígio que o campeonato europeu de futebol.
4º lugar num Mundial onde tudo correu bem, e a onde éramos provavelmente a equipa mais valiosa (basta somar quanto valiam nessa altura R. Carvalho, Deco, C. Ronaldo, etc.).
Mesmo que eu achasse que os resultados são o mais importante de tudo não teria motivos para ter o nosso seeccionador em boa conta. Até porque é o mais bem pago do mundo.
Eu não sou contra o apoio à selecção, obviamente. Duh! Apesar se não partilhar do fanatismo, 'torço' pela equipa de todos nós. Sou sim, contra a idolateração e o 'tudo permitir' a um senhor que veio para aqui ganhar dinheiro (fez muito bem), e insultar quem usa da massa cinzenta em portugal e se recusa a aceitar cegamente tudo o que faz e diz.
Lembremo-nos de qual era a selecção de Scolari que jogou o 1º jogo do europeu, e a selecção que todos nós pediamos e que acabou por entrar após essa derrota.
Digo-vos que não trocava 10 Scolaris, por 1 Humberto Coelho, nem por 1 Carlos Queiroz, nem por 1 Miguel Sousa Tavares, nem por 1 António Pedro Vasconcelos. [Refiro-os (os últimos 3) porque foram alvos de insulto do nosso todo-o-poderoso seleccionador]

Sandra_B. disse...

Axo k em momentos de glória os portugueses são smp patriotas... foi bonito ver a paixão com k este jogadores se entregam à modalidade e defendem as cores do seu país apesar da sua clara desvantagem face às outras ekipas...

no futebol, o scolari é adereço (lol), axo dificil viver-se com tanta emoção as conkistas de um país k não é o nosso, nem lh podemos exigir isso... o patriotismo tem k vir sobretudo de nós (publico) e dos jogadores em geral... e o apoio devia lá xtar smp, nos melhores e nos piores momentos =)

Sandra_B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra_B. disse...

ao mm tempo NUNO!!

Anónimo disse...

*Em enorme conta, pronto.
Os resultados apesar de não justificarem a despesa e a admiração (nem de longe), admito que não foram maus nem nos humilharam, tirando a derrota na final do europeu.

JLC disse...

Atenção que também não gosto do homem, simplesmente não associo isso a questões de patriotismo

Anónimo disse...

A mim nao m interessam motivaçoes,meios e mto menos valores de pagamento para o Scolari..dum ponto de vista pessoal tb n gosto dos metodos.mas pouco me interessam pk os resultados estao a vista...e foram ate agr bem positivos...e essa jusstificaçao do autor d post é bem fraquinha...agr kerem ver k Portugal tinha a obrigaçao de vencer o Europeu e o Mundial??..ek é a ideia k m da pelas palavras...e no passado tivemos equipas com tdas as possibilidades de fazerem boa Figura(afinal tinhamos no campeonato de clubes um contendor k andava sempre por meias finais e finais da taça dos campeoes por exemplo) e foi a miseria k se viu durante a nos e anos...os metodos podem n ser os melhores...mas pelo menos ha mao para k n hajam merdas como na Coreia em k aí sim tdas as culpas vao para o seleccionador...e k portugal tava tao na obrigaçao de vencer o Mundial como foi agora em 2006..

Anónimo disse...

Sim, eu não critico a falta de patriotismo, eu próprio já fui mais patriota. Critico a farsa que é o falso patriotismo e a tolice de todo um povo que acredita nela. E exalto estes heróis que não pediram nada a ninguém para mostrarem resultados e outros objetivos/imagens que valem mais que um 4º lugar seja onde for.

Anónimo disse...

Já disse, tudo correu bem: equipas já feitinhas à medida para pôr em campo, estreia numa competição em casa e com 10 milhões de pessoas 'na bancada', não sermos roubados como sempre fomos nas grandes competições, um GR com a estrelinha toda nos penaltys, etc...
Foi o seleccionador com mais fortuna (nos 2 sentidos) de sempre da selecção, e mesmo assim, ainda não ganhou nada para nós.

MarcoAJLopes disse...

Pois é essa a estrelinha que faz scolari ser, não esqueçamos, o treinador mais bem sucedido na nossa selecção! Não sejamos hipócritas! Ah e tal porque o porto foi campeão europeu e tal, tinha os melhores jogadores e tinhamos de ganhar o europeu... eit, eu nesse europeu vi portugal a jogar como raramente vi o porto. Nunca partimos com tanta esperança de ganhar alguma coisa como nesse ano, porque além de jogarmos em casa e termos uma boa equipa, nunca tinha sido introduzida essa mentalidade, e todo o merito do espectáculo das bandeiras foi merito exclusivo do scolari.
Casmurro? Sem dúvida. Não será o treinador capaz de boas nuances tácticas, nem substituições que possam mudar um jogo, mas a nível mental é fortíssimo, e tem de lhe ser reconhecido isso.
Digam-me os benfiquistas se estão tristes com o regresso de camacho...
PS: Tb não sou muito adepto de scolari, mas há a necessidade de distinguir as coisas. é ele o unico campeão do mundo na selecção actualmente.

Anónimo disse...

Exceptuando o Portugal - Holanda, diz-me um jogo onde Portugal tenha sido claramente superior ao adversário? Ele conseguiu reunir esse ambiente à volta da selecção como Salazar conseguiu a estabilidade durante 40 anos com o seu Estado Novo. Nós gostamos dos nossos mesquinhos ditadores. Se há mérito que lhe reconheço é esse, aproveitar-se da nossa tolice. À custa do seu método, vamos ver depois o quanto as futuras selecções não estão a ser queimadas.

MarcoAJLopes disse...

A comparação é tão descabida que nem sequer vou comentar isso.
Preso por ter cão, preso por não ter... No passado (não tão longínquo quanto isso) não chegávamos perto do que chegámos hj, com grandes equipas do benfica e do porto que durante longos anos andaram a discutir taças dos campeoes europeus...
Agora que tivémos boas prestações nos ultimos europeus e mundial, vens-me dizer que não jogámos nada de jeito?
Eu por mim, já tou escaldado com os peseiros, quero é ver resultados...

Anónimo disse...

Espero estar enganado e que esses resultados surjam com e depois de Scolari, que tem tantos títulos e finais pela selecção como Peseiro pelo Sporting.

MarcoAJLopes disse...

Sim, realmente é verdade...apesar de um europeu de selecções ter muito mais impacto do que uma uefa, logo um segundo lugar é mais prestigiante, o gajo não ganhou nada.
Novamente eu n gosto de scolari, tou a tentar fazer um bocado de advogado do diabo porque é facto que o mediatismo nacional cresceu bastante, tal como o nivel de exigencia dos portugueses. E ainda bem. Uma parte do mérito de tal deve-se a scolari.

Anónimo disse...

Identifiquem-se, depois respondo.

Anónimo disse...

Se para tdo o caso o nome interessa tanto o meu é Rui Sergio...e fico mto agradado com alguem k critica um regime totalitarista e depois no seu proprio blog faz uso da censura por n gostar de se ver mal visto..tdo bem..dado k este blog ja apresenta imensa gente a comentar.este aki ja n comenta mais tb..

Anónimo disse...

Fi-lo só para que se identificasse. Ja que se baixou o nível da conversa para o patamar Tijuca, o mínimo que se exige é que as palavras tenham um nome.