Estava eu a ler a "National Geographic" do mês de junho e eis que no virar da página surge uma informação no minimo curiosa e da qual não fazia a menor ideia. Na ausência de inspiração para escrever no blog ultimamente, pareceu-me uma ideia passível de ser postada.
Então aqui vai...
Não é que existe uma doença, que qualquer criminoso gostaria de ser detentor???
Confusos???
Passo a explicar...
Dermatopathia Pigmentosa Reticularis (ainda mais confusos??). Pois é! Trata-se de uma doença transmitida geneticamente. É autossómica dominante e resulta de um defeito genético numa proteína também responsável pela morte prematura das células.
Os indivíduos portadores desta anomalia na proteína em questão possuem vários problemas a nível de pele, tais como pigmentação castanha irregular ao longo do corpo, hiposudorese (dificuldade em transpirar), pele fina e o facto mais sinistro é que estas pessoas não apresentam um padrão único de dermatóglifos nas palmas e dedos das mãos, de modo mais claro... não possuem impressões digitais!!!
Seria o paraíso para qualquer bandido! Contudo, tratando-se de uma doença bastante rara, calculo que a probabilidade de vir uma alma ao mundo com vocação criminosa e simultaneamente portadora desta deficiência genética, seja de facto reduzida!! =)
Nas aulas de antropologia em que tive de andar a desenhar e a contar linhas das impressões digitais, teria tido um trabalho menos árduo, se me tivesse sido "fornecida" uma mão destas!!LOL.
1 comentário:
Imagino a senhora do Registo Civil:
- Vá! Deixe-se lá de brincar comigo que eu não tenho paciência para isso agora. Tem de passar outra vez, não saímos daqui enquanto não saia alguma coisa desses dedos!
Enviar um comentário