“O corpo humano tal como nunca o viu!” É este o slogan que podemos encontrar nas dezenas de anúncios que se distribuem entre a televisão, rádio, cartazes e internet e que publicitam a exposição “Bodies exhibition” que se encontra à disposição de todos nós, mediante o pagamento de um valor que de simbólico tem pouco, em Lisboa no museu nacional da história natural!
Esta exposição encontra-se em exibição desde maio e termina já em setembro. Aconselho aqueles que ainda não tiveram o previlégio de a visitar que se apressem. Trata-se de uma experiêcia realmente única e no mínimo diferente.
Encontram-se expostos corpos e orgãos de pessoas que morreram de morte natural e que doaram o seu corpo para a ciência.
A exposição encontra-se dividida em nove sectores, que totalizam um conjunto de 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros. São eles o “esqueleto”; “sistema muscular, “sistema nervoso”, “sistemas respiratório”, “sistema digestivo”, “sistema urinário”, “sistema reprodutor”, “sistema circulatório” e “o corpo tratado”.
Em todos eles, o corpo humano encontra-se tratado de um modo fascinante através de processos de dissecação e preservação complexos, que permitem a cada visitante aprender mais acerca do seu corpo tal como ele é. Os corpos estão de tal modo bem tratados e conservados que chega a custar olhar os seus rostos, aos quais parece ter sido dada uma certa expressividade. É incrível!
Todas as vitrines se encontram acompanhadas de informação que nos ajuda a compreender de forma simples o tema tratado em cada material exposto. Podemos também optar por nos fazermos acompanhar de um aparelho electrónico através do qual podemos “ouvir” informação que clarificará a nossa mente acerca de cada caso mostrado.
É uma experiência decisivamente única, diferente, fascinante, até chocante e claramente imperdível! Um modo único de nos conhecermos a nós próprios tal como somos e de percebermos que somos seres espantosamente perfeitos mas também incrivelmente vulneráveis!
1 comentário:
Ainda n há reclamaçoe de termos cranios sorridentes em exposição no noxo blog?? lol
Enviar um comentário