23 de janeiro de 2009

Música de filme

Muito se tem falado que já não há músicas de filme. Com a massificação de oferta e a rapidez com que cada novo trabalho chega ao ouvinte através da internet, seja pelo ITunes, seja por sites de comunidade, seja por outros meios, o cinema deixou de ser um suporte ao aparecimento de clássicos musicais. Hoje é o cinema que se aproveita da música, pegando em hits com os quais o público alvo do filme se identifica e os encaixa na película. Por vezes um pouco à 'martelada'.

Robert Kraft, presidente da Fox Music afirma, "I spend my whole life looking for the next 'Moon River. Audiences associate that it's the song from Breakfast at Tiffany's; it's organic to the film because Audrey Hepburn sings it on the balcony. It's not just a song anymore, it's the film's melody. If I crowbar a song in a movie, then the audience will smell a rat."

Ontem mesmo, vimos a Academia de Hollywood reduzir o número de canções originais nomeadas, de 5 para 3.

Não há melhor coisa, neste fatalismo quase consensual, encontrar genuínas excepções.

Uma com a sua coerencia e relevancia dentro da própria obra ainda por comprovar, vou esperar, ver 'Gran Torino' e depois conversamos.



Outra é a melodia de "The Wrestler". Sobre o filme, enfim, ainda não encontrei palavras para descrever, ilustrar ou transmitir a experiência que tive ao vê-lo. Porém, digo já, que um dos momentos mágicos foi ouvir esta música nos créditos finais. É a chave que encerra a porta dum éden cinematográfico ao qual voltarei,.. sempre que puder...


"Have you ever seen a one-legged man trying to dance his way free?
If you've ever seen a one-legged man then you've seen me"


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